Telemedicina: Checklist Completo de Como Realizar Consultas Online
Saiba todo o passo a passo por trás de uma consulta eficiente e conheça as práticas indicadas da Telemedicina.
Com o isolamento, o atendimento online, visto como uma grande tendência para o futuro, foi ainda mais fortalecido. Após a liberação da consulta médica online durante a pandemia do coronavírus, a principal dúvida entre os profissionais é sobre quais são as alterações necessárias para realizar uma atendimento de sucesso. Se esse é o seu caso, não deixe de ler o checklist que preparamos para você!
1. Como funciona a telemedicina e teleconsulta?
Apesar de nomes semelhantes, elas são coisas diferentes! Mesmo com o uso da tecnologia em comum, cada uma delas possui características e funcionamentos muito específicos.
A telemedicina é todo o processo de monitoramento, troca de informações, avaliação e análise de exames entregues de forma totalmente digital e de qualquer lugar do mundo, através de dispositivos como smartphones, computadores e tablets. Ela é composta pela teleassistência, teleducação, emissão de laudos remotamente e inclui a teleconsulta.
A teleconsulta é caracterizada pelo uso de tecnologias de comunicação online, realizadas de forma remota, como videochamadas. Ela abrange desde o primeiro atendimento, até urgências, supervisão e acompanhamento de diferentes especialidades como cardiologia, neurologia, radiologia, dermatologia, pneumologia, reabilitação e oftalmologia.
2. Checklist: tudo o que você precisa para realizar uma consulta online corretamente!
Agora que você já sabe o que é a teleconsulta e todas as suas áreas de atuação, confira as principais características e dicas para realizar um atendimento a distância!
1. Analise quais são as plataformas mais indicadas para teleconsulta
Na hora de escolher o melhor serviço, verifique se o armazenamento das informações é seguro e criptografado. Entre as principais opções gratuitas, estão o Google Hangouts e Whereby.
2. Escolha um ambiente apropriado
Tão importante quanto na modalidade presencial, o ambiente para teleconsultas deve oferecer máximo conforto para o paciente. Por isso, fique atento a tudo o que aparecerá no fundo de sua tela e retire objetos que possam ser focos de distração.
3. Separe com antecedência tudo o que utilizará durante o atendimento
Deixe aberto o prontuário eletrônico do paciente no computador ou outro dispositivo móvel. Assim, todos os atendimentos, históricos e exames já realizados poderão ser facilmente acessados e analisados para estabelecer uma teleconsulta eficaz e alinhada com o contexto do paciente.
4. Verifique a qualidade da internet
Sem ela, a transformação digital fica inviável, por isso, invista nas melhores opções de conexão. A fibra ótica, por exemplo, é o serviço que oferece maior estabilidade para videochamadas com velocidade, sem oscilação de sinal.
5. Tenha uma comunicação empática
Principalmente agora, estabeleça uma fala clara e com pausas, dando no mínimo um tempo de 2 minutos para todas as falas do paciente para que ele tenha ainda mais facilidade e liberdade de abordar seus sintomas. Dê a mesma atenção para a comunicação verbal, essencial para identificar emoções e sinais para auxiliar no diagnóstico.
6. Tire todas as dúvidas e forneça informações completas ao fim do atendimento
Empoderar o paciente e torná-lo agente ativo no tratamento é tão importante quanto todas as práticas anteriormente citadas. Em nosso post anterior, abordamos sobre como a medicação incorreta é uma das principais preocupação de saúde pública. Por isso, é essencial que o pós-atendimento esteja alinhado com a teleconsulta realizada, proporcionando um tratamento realmente eficaz.
Lembre-se de fornecer todas as informações necessárias para que o paciente consiga realizar o tratamento de forma segura e por conta própria. Para prescrições eletrônicas, nunca deixe de informar a quantidade de medicamentos, interferência de alimentos, horários e intervalos de uso, duração do tratamento e finalidade e restrições de uso.
3. Telemedicina: qual está sendo seu papel no Brasil e no mundo?
Atualmente, o atendimento a distância e online já é realidade em inúmeros países do mundo, como Estados Unidos, China, Índia, entre outros.. A pesquisa da American Hospital Association revelou que 76% dos hospitais norte-americanos já conecta pacientes e consultores através de videochamadas, onde a consulta online já é uma modalidade presente na maior parte dos programas de saúde pública dos EUA.
No Brasil, a telemedicina ainda está sendo implementada e teve grande desenvolvimento durante a pandemia. Ela é vista como um dos principais recursos para fornecer atendimentos acessíveis para regiões geograficamente afastadas.