Certificado Digital: Conheça seus usos e vantagens!

  • Tipos de Certificados
  • 8 principais vantagens
  • Conheça todos os usos do Certificado Digital
  • Quem precisa ter Certificado Digital

 

O Certificado Digital funciona como uma identidade digital através da criptografia e seus benefícios podem ser aproveitados por pessoas físicas ou jurídicas. Ele está disponível em diferentes formatos de armazenamento e aplicações, funcionando como a versão digital de inúmeros documentos como o e-CPF, e-CNPJ e NF-e. Conheça os principais modelos:

  • Certificado tipo A (Assinatura Digital – A1, A2, A3): utilizado para garantir autenticidade a qualquer documento ou arquivo digital, e identificado o assinante. O A1 pode ser armazenado diretamente no computador ou nuvem, permitindo a realização de cópias de segurança para utilização em mais de um dispositivo enquanto o A2, A3 e A4 são armazenados em smart card ou token.
  • Certificado tipo S (Sigilo – S1, S3 e S4): responsável por tornar informação de documentos ou banco de dados 100% criptografadas para que sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas.
  • Certificado tipo T (Tempo – T3): popularmente conhecido como carimbo de tempo, ele é utilizado para atestar a data e hora de emissão de determinado documento.
  • Bird ID: unindo mobilidade com dupla segurança, ele é armazenado em nuvem e seu acesso depende de senha e biometria. Entre todos os modelos anteriores, é o que possui maior validade, de até 5 anos.

8 Principais vantagens do Certificado Digital!

Você sabia que o Certificado Digital possui muitos outros benefícios além da segurança, proteção e confidencialidade de informações? A criptografia revolucionou a forma como empresas e indivíduos se relacionam no meio digital e foi essencial para garantir muito mais praticidade para atividades rotineiras, podendo ser utilizado de inúmeras formas como:

  1. Desburocratização de processos: o Certificado Digital garante autenticidade de assinaturas digitais e dispensa o reconhecimento de firma em cartórios.
  2. Diminuição de custos e economia de tempo: além de economizar com custos de cartório e impressão, os documentos são assinados de forma digital e não precisam mais ser encaminhados por correios.
  3. Muito mais mobilidade: é possível fechar contratos a distância assinando documentos de qualquer lugar do mundo e através de dispositivos como smartphones, tablets e notebooks.
  4. Garantia de segurança jurídica: a assinatura digital é protegida por criptografia e possui a mesma validade jurídica que documentos físicos, evitando fraudes.
  5. Segurança e privacidade na troca de informações: a autenticação do Certificado Digital garante que os documentos só possam ser acessados por pessoas autorizadas.
  6. Acesso a serviços exclusivos: o Certificado Digital é muitas vezes obrigatório e permite acesso exclusivo a documentos e serviços do Governo como SPED, SISCOMEX, e-CAC, Receitanet, eSocial e muitos outros.
  7. Legalização de operações comerciais e emissão de nota fiscal: a assinatura digital é assegurada por lei e garante a emissão da nota fiscal eletrônica.
  8. Formulário do Imposto de Renda pré-preenchido: além de tornar a declaração muito menos burocrática, a chance de erros é reduzida e será preciso apenas conferir os dados fornecidos pelo Fisco.

Conheça os usos do Certificado Digital!

Ele é muito utilizado para empresas que desejam agilizar os processos burocráticos e profissionais, mas a certificação digital também é uma excelente opção para autônomos e até mesmo uso pessoal!

Conheça algumas dessas aplicações:

Quem precisa ter Certificado Digital? Fique por dentro das obrigatoriedades!

Depois de conhecer as vantagens, é possível observar como o Certificado Digital é essencial para aumentar a produtividade e desburocratizar a rotina, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Além disso, em muitos casos, o uso do Certificado Digital é obrigatório por lei.

Se você está na dúvida se sua empresa precisa de um ou não, confira abaixo e fique por dentro!

  • Empresas inscritas nos regimes tributários de Lucro Real ou Lucro Presumido.
  • Empresas com mais de 5 funcionários: mesmo que você seja optante pelo Simples Nacional, o Certificado Digital é exigido em demonstrativos de encargos trabalhistas os de recolhimento do FGTS, da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).
  • Emissões de NF-e: o Certificado Digital é uma obrigatoriedade para emissão da NF-e e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) para todas as empresas e até mesmo para MEIs.
  • Registros do Caged: nesse caso, ele será obrigatório apenas para empresas com mais de 20 funcionários.
  • Entrega do RAIS: a declaração anual exigirá o Certificado Digital apenas para empresas que possuam número igual ou maior do que 11 funcionários.

Quer começar a aproveitar as vantagens do Certificado Digital ou precisa de mais informações?

A CertFácil está sempre pronta para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o Certificado Digital ideal para as suas necessidades ou da sua empresa! Acesse nosso site.

Copyright © - Todos os direitos reservados ® - 2024 CertFácil